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@InProceedings{OliveiraGuer:2018:AvBaDa,
               author = "Oliveira, Vanessa Cordeiro Gon{\c{c}}alves de and Guerra, Eduardo 
                         Martins",
          affiliation = "FATEC and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Avalia{\c{c}}{\~a}o de bases de dados de Massive Open Online 
                         Courses (MOOCS)",
                 year = "2018",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             abstract = "Os Massive Online Open Courses (sigla MOOCs) vem ganhando cada vez 
                         mais popularidade. S{\~a}o cursos online e abertos, criados com o 
                         objetivo de receber participa{\c{c}}{\~o}es em larga escala. 
                         Para a cria{\c{c}}{\~a}o de cursos nesse formato em 
                         l{\'{\i}}ngua portuguesa, a plataforma Coursera firmou parceria 
                         com institui{\c{c}}{\~o}es brasileiras de ensino e passou a 
                         oferece-los. Como resultado, alunos e profissionais de diversos 
                         pa{\'{\i}}ses de l{\'{\i}}ngua portuguesa tiveram a 
                         oportunidade de participar de cursos elaborados por essas 
                         universidades. Este trabalho, iniciado em agosto de 2017, tem como 
                         objetivo realizar uma an{\'a}lise nos dados gerados pelos MOOCs 
                         dessas institui{\c{c}}{\~o}es, podendo assim investigar o 
                         comportamento dos alunos dentro do curso, o ponto em que os que 
                         n{\~a}o completam costumam desistir com maior frequ{\^e}ncia e 
                         como {\'e} o desempenho deles para cada tarefa, a fim de se 
                         levantar os perfis de comportamento dos estudantes que participam 
                         desses tipos cursos. Os cursos que tiveram seus dados analisados 
                         s{\~a}o: TDD Desenvolvimento de Software Guiado por Testes, 
                         Princ{\'{\i}}pios de Desenvolvimento {\'A}gil de Software, 
                         Orienta{\c{c}}{\~a}o a Objetos com Java, Empreendedorismo e as 
                         Compet{\^e}ncias do Empreendedor, Desenvolvimento {\'A}gil com 
                         Java Avan{\c{c}}ado, Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} Ci{\^e}ncia 
                         da Computa{\c{c}}{\~a}o com Python Parte 1 e Parte 2. 
                         Inicialmente, foi realizado um estudo sobre dados que seriam 
                         disponibilizados pela Coursera para a elabora{\c{c}}{\~a}o de 
                         objetivos. Ap{\'o}s est{\'a} etapa, partiu-se para a 
                         importa{\c{c}}{\~a}o e a cria{\c{c}}{\~a}o de uma base de 
                         dados para cada um dos cursos. Com as bases de dados j{\'a} 
                         estabelecidas, iniciou-se a realiza{\c{c}}{\~a}o de consultas e 
                         an{\'a}lise de dados com a inten{\c{c}}{\~a}o de extrair as 
                         seguintes informa{\c{c}}{\~o}es: quantidade de alunos que 
                         conclu{\'{\i}}ram cada atividade e os que come{\c{c}}aram mas 
                         n{\~a}o conclu{\'{\i}}ram as mesmas; quantidade de alunos que 
                         abandonaram o curso em cada tarefa; quantidade de vezes que um 
                         aluno fez uma atividade; percentual de alunos que iniciaram e 
                         n{\~a}o conclu{\'{\i}}ram cada atividade; percentual de alunos 
                         que fizeram uma determinada atividade mais de uma vez; e 
                         m{\'e}dia de vezes que um aluno fez uma atividade. Tendo os dados 
                         dessas novas informa{\c{c}}{\~o}es dispon{\'{\i}}veis em 
                         tabelas, foram elaborados gr{\'a}ficos para que essas 
                         informa{\c{c}}{\~o}es pudessem ficar mais vis{\'{\i}}veis e 
                         compreens{\'{\i}}veis. J{\'a} com os gr{\'a}ficos, 
                         avalia{\c{c}}{\~o}es foram feitas, as primeiras conclus{\~o}es 
                         surgiram, e assim, novos objetivos foram tra{\c{c}}ados, sendo 
                         eles a revis{\~a}o dos gr{\'a}ficos at{\'e} ent{\~a}o 
                         dispon{\'{\i}}veis e a cria{\c{c}}{\~a}o de histogramas para 
                         observar o tempo comum em que os alunos geralmente demoram para 
                         concluir os cursos. Agora, para dar continuidade a este projeto, 
                         ser{\~a}o realizadas novas avalia{\c{c}}{\~o}es dos 
                         gr{\'a}ficos revisados, e diante das conclus{\~o}es ali tiradas, 
                         caso as informa{\c{c}}{\~o}es sejam solidas e concretas, 
                         ser{\'a} iniciada a escrita do artigo a respeito do trabalho.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
      conference-year = "30-31 jul.",
             language = "pt",
           targetfile = "Oliveira_avaliacao.pdf",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}


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