@InProceedings{OliveiraGuer:2018:AvBaDa,
author = "Oliveira, Vanessa Cordeiro Gon{\c{c}}alves de and Guerra, Eduardo
Martins",
affiliation = "FATEC and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Avalia{\c{c}}{\~a}o de bases de dados de Massive Open Online
Courses (MOOCS)",
year = "2018",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e
Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e
Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
abstract = "Os Massive Online Open Courses (sigla MOOCs) vem ganhando cada vez
mais popularidade. S{\~a}o cursos online e abertos, criados com o
objetivo de receber participa{\c{c}}{\~o}es em larga escala.
Para a cria{\c{c}}{\~a}o de cursos nesse formato em
l{\'{\i}}ngua portuguesa, a plataforma Coursera firmou parceria
com institui{\c{c}}{\~o}es brasileiras de ensino e passou a
oferece-los. Como resultado, alunos e profissionais de diversos
pa{\'{\i}}ses de l{\'{\i}}ngua portuguesa tiveram a
oportunidade de participar de cursos elaborados por essas
universidades. Este trabalho, iniciado em agosto de 2017, tem como
objetivo realizar uma an{\'a}lise nos dados gerados pelos MOOCs
dessas institui{\c{c}}{\~o}es, podendo assim investigar o
comportamento dos alunos dentro do curso, o ponto em que os que
n{\~a}o completam costumam desistir com maior frequ{\^e}ncia e
como {\'e} o desempenho deles para cada tarefa, a fim de se
levantar os perfis de comportamento dos estudantes que participam
desses tipos cursos. Os cursos que tiveram seus dados analisados
s{\~a}o: TDD Desenvolvimento de Software Guiado por Testes,
Princ{\'{\i}}pios de Desenvolvimento {\'A}gil de Software,
Orienta{\c{c}}{\~a}o a Objetos com Java, Empreendedorismo e as
Compet{\^e}ncias do Empreendedor, Desenvolvimento {\'A}gil com
Java Avan{\c{c}}ado, Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} Ci{\^e}ncia
da Computa{\c{c}}{\~a}o com Python Parte 1 e Parte 2.
Inicialmente, foi realizado um estudo sobre dados que seriam
disponibilizados pela Coursera para a elabora{\c{c}}{\~a}o de
objetivos. Ap{\'o}s est{\'a} etapa, partiu-se para a
importa{\c{c}}{\~a}o e a cria{\c{c}}{\~a}o de uma base de
dados para cada um dos cursos. Com as bases de dados j{\'a}
estabelecidas, iniciou-se a realiza{\c{c}}{\~a}o de consultas e
an{\'a}lise de dados com a inten{\c{c}}{\~a}o de extrair as
seguintes informa{\c{c}}{\~o}es: quantidade de alunos que
conclu{\'{\i}}ram cada atividade e os que come{\c{c}}aram mas
n{\~a}o conclu{\'{\i}}ram as mesmas; quantidade de alunos que
abandonaram o curso em cada tarefa; quantidade de vezes que um
aluno fez uma atividade; percentual de alunos que iniciaram e
n{\~a}o conclu{\'{\i}}ram cada atividade; percentual de alunos
que fizeram uma determinada atividade mais de uma vez; e
m{\'e}dia de vezes que um aluno fez uma atividade. Tendo os dados
dessas novas informa{\c{c}}{\~o}es dispon{\'{\i}}veis em
tabelas, foram elaborados gr{\'a}ficos para que essas
informa{\c{c}}{\~o}es pudessem ficar mais vis{\'{\i}}veis e
compreens{\'{\i}}veis. J{\'a} com os gr{\'a}ficos,
avalia{\c{c}}{\~o}es foram feitas, as primeiras conclus{\~o}es
surgiram, e assim, novos objetivos foram tra{\c{c}}ados, sendo
eles a revis{\~a}o dos gr{\'a}ficos at{\'e} ent{\~a}o
dispon{\'{\i}}veis e a cria{\c{c}}{\~a}o de histogramas para
observar o tempo comum em que os alunos geralmente demoram para
concluir os cursos. Agora, para dar continuidade a este projeto,
ser{\~a}o realizadas novas avalia{\c{c}}{\~o}es dos
gr{\'a}ficos revisados, e diante das conclus{\~o}es ali tiradas,
caso as informa{\c{c}}{\~o}es sejam solidas e concretas,
ser{\'a} iniciada a escrita do artigo a respeito do trabalho.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
conference-year = "30-31 jul.",
language = "pt",
targetfile = "Oliveira_avaliacao.pdf",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}